sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Obstrução do esôfago


Alguém já viu um animal que engoliu alguma comida, brinquedo ou algum material que ficou parado no esôfago?

A sensação é horrível e algumas vezes muito perigosa
, pois pode levar ao óbito. Quando o animal tem sorte, ele consegue forçar a deglutição até empurrar ao estômago, mas na maioria das vezes é necessária sua retirada com URGÊNCIA.

COMO SABER SE O SEU PET ESTA COM CORPO ESTRANHO NO ESOFAGO?

Existem alguns sinais e sintomas que podem caracterizar o quadro clínico, como por exemplo, o início súbito de dor, falta de ar, regurgitação.....algumas vezes chegam a desmaiar por não conseguirem respirar ou ter parada cardíaca, pois o esôfago se localiza próximo ao coração podendo ser estimulado pelo objeto e levar a morte súbita. Por isso, é muito importante levar ao médico veterinário com URGÊNCIA!!
O médico veterinário irá fazer uma inspeção clínica e solicitar alguns exames como a radiografia para confirmar a existência da obstrução, sua localização e o tamanho do objeto.

QUAIS SÃO OS MEIOS DE TRATAMENTO?

Dependendo do tipo, tamanho e localização do objeto o seu médico veterinário irá optar pela endoscopia ou cirurgia torácica.
A endoscopia é a primeira escolha na maioria dos casos, mas nem sempre é indicada. A endoscopia tem uma série de vantagens como a rapidez em resolver o problema sem necessidade de abordagem cirúrgica.
No caso da cirurgia torácica, é um procedimento em que os órgão torácicos são expostos, sendo feita uma incisão no esôfago para remover o objeto. Há a necessidade de um cirurgião bem experiente pois a cirurgia é muito delicada. Após a cirurgia, o pet tem a necessidade de ser internado por alguns dias sob terapia intensiva e semi-intensiva até sua recuperação.

QUE TIPO DE CORPO ESTRANHO PODE OBSTRUIR?

osso de galinha, osso de boi, osso de porco
nózinho de couro comestível, aperitivos caninos (por exemplo doguitos)
agulha, anzol, linhas
pêlo (tricobezoar)
brinquedos
bolinha de ping-pong, bola de tenis
pedra
frutas (manga, maçã, ameixa, outros)


Nenhum comentário:

Postar um comentário